PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO: o filme

PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO: o filme
América do Norte
Estados UnidosEstados Unidos
Duração110´
por Luis Garcia Bear S: J:

A Netflix incorporou à sua coleção este filme sobre São Paulo, que se aproxima dos últimos dias do apóstolo na prisão mamertina de Roma, no ano 67, no espírito da segunda carta a Timóteo, 4, 6-8: “Eu sou prestes a oferecer minha vida, e o momento de minha partida é iminente. Lutei o bom combate, terminei minha carreira, mantive a fé. Resta-me receber a coroa da salvação que o Senhor me dará ”. É chocante ver o grande evangelizador já velho, fraco, torturado no corpo, mas também na alma, lembrando-se de sua juventude como perseguidor de cristãos. Fracos, mas não derrotados, mas firmes na fé: “Eu sei em quem confiei” (2Tm 1,12); e totalmente convencido de que a maior coisa é o amor.

O jovem diretor e roteirista católico Andrew Hyatt (1982, Colorado) imagina os últimos dias de São Paulo, prisioneiro em Roma, e o faz coincidir com Lucas, com Áquila e Priscila, e com Maurício, o prefeito da prisão, e tece uma história entre eles. Nenhum desses encontros é provável, nem algo histórico; É apenas uma ficção cinematográfica, mas que valoriza a figura e a mensagem de São Paulo, tão profundamente verdadeiras.

O recurso cinematográfico é fazer com que dois grandes cristãos e apóstolos se encontrem em Roma para que Lucas escreva o testemunho de vida que Paulo lhe conta, como aparecerá no livro dos Atos dos Apóstolos, mesmo sabendo que este escrito termina na primeira chegada de Pablo a Roma e não na última, que o filme narra. Mesmo assim, podemos imaginar os encontros cheios de afeto e devoção que ambos teriam tido em vários momentos de missão.

Um lugar importante no filme é a vida dos cristãos em Roma, especialmente sob a violenta e sangrenta perseguição de Nero. O testemunho dos mártires é algo verdadeiro e muito valioso, que chega até nós como estímulo para a nossa vida de fé. Na verdade, o filme é dedicado, em uma mensagem final, a todos os cristãos perseguidos por sua fé. Não podemos parar de pensar em países como Somália, Paquistão, Afeganistão, Síria, onde milhares estão sendo perseguidos e mortos.

Outro aspecto a destacar no filme é a questão que se coloca aos primeiros cristãos residentes em Roma se devem ou não permanecer na cidade, conscientes da perseguição. Existe uma divisão de opinião plausível; Pablo e Áquila convidam ao discernimento pessoal e comum para tomar sua decisão diante do Senhor. No filme, alguns dos jovens cristãos decidem pegar em armas e se rebelar contra Nero, de que Paulo aproveita para lembrar as características do amor no hino de 1 Cor 13, e não retribuir o mal com o mal.

“Também vivi aquela atitude de perseguir com violência”, lembra Pablo, e se arrepende: “Agi com raiva, por amor à lei, mas foi um amor cego ”. Afirmação lúcida que questiona as reações que hoje podemos ter como católicos em um ambiente adverso; mas nem a intransigência nem o legalismo são os melhores conselheiros.

Outro artifício cinematográfico do filme é a apresentação emocionante do prefeito Maurício no drama familiar pela saúde de sua filha. A ajuda dos deuses romanos se oporá à fé no Deus de Jesus Cristo e levará à apreciação da graça e da gratidão.

Sem ser inteiramente histórica, essa reconstituição fílmica dos últimos dias de Paulo, antes de sua decapitação em Roma, pode nos ajudar muito a meditar sobre algumas das ricas e abundantes mensagens do apóstolo e a aprofundar nossa herança cristã e nossa vida de fé. Como recorda São Paulo aos Romanos: “Nenhum de nós vive para si ou morre para si ... senão para o Senhor” (Rm 14, 7).

Luis García Orso, SJ

México, 12 de maio de 2021

Título original: Paulo, apóstolo de Cristo

Diretor: Andrew Hyatt

País e ano: Estados Unidos, 2018

Duração: 110 min.

Artistas: Jim Caviezel, James Faulkner, Olivier Martinez.